Marcas & Patentes

Pensa só, você criou uma marca sensacional e ela tá arrasando no seu país. Agora, você quer que essa fama se espalhe pelo mundo. É aí que entra o registro internacional da sua marca. Ou seja, é um processo que garante a proteção do nome da sua marca em vários países, pra não deixar ninguém copiar nem plagiar.

Primeiramente, pensa na seguinte situação: você tem um negócio e quer proteger seu nome, logotipo ou slogan, certo? É aí que entra o registro de marca! É um processo super importante que te dá a exclusividade sobre sua identidade visual.

Basicamente, o registro de uma marca comercial garante que nenhum outro negócio pode usar esse nome ou logotipo. Já o registro de uma patente protege uma invenção exclusiva ou um processo de produção. Assim, para registrar uma marca ou patente, é necessário seguir os procedimentos legais exigidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Primeiramente, podemos dizer que a marca pode ser uma palavra, uma imagem ou qualquer outra coisa utilizada para que as pessoas reconheçam de onde vem algum produto ou serviço. Por outro lado, uma patente é o direito que um inventor tem para fabricar, usar e vender aquilo que inventou.

Patentes são direitos de propriedade. Não um registro exatamente. É um documento que reconhece a propriedade de uma determinada invenção ao seu inventor. Este nome é conferido pelo Estado por resultado de lei, seguindo um procedimento administrativo adequado.

A importância de ter uma marca registrada: a marca é um dos ativos mais importantes da empresa. Bem conservada, ela pode gerar lucros constantes por exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre a empresa e o cliente.